terça-feira, 2 de setembro de 2008

1ª Edição do Jornal "O BULA" do Centro Acadêmico

Em busca de sua formação!


Por Jenny Ladyson



É com imensa satisfação que a partir deste mês nós teremos a volta, mensal, do jornal “BULA” do Centro Acadêmico de Farmácia Adolpho Ramires (CAFAR). Este jornal terá como objetivo principal aproximar o estudante do curso de FARMÁCIA da UFRN com o profissional Farmacêutico atuante no mercado de trabalho, levando até os nossos leitores informações científicas, culturais, esportivas e da profissão farmacêutica.

Lembrando também que o CAFAR está à disposição de todos os alunos para fornecer qualquer tipo de esclarecimento e ajuda que venha a ser fornecida pela sociedade acadêmica do curso de Farmácia UFRN, e desde já quero agradecer a todos pela credibilidade e confiança fornecida nessa gestão.

Nós ressaltamos que este jornal é dos alunos e feito para eles, então caso algum aluno tenha interesse em escrever algo, dar críticas ou sugestões estaremos à inteira disposição de vocês.

Boa leitura.


Cafar em andamento...


Por Verônica Azevedo


O Centro Acadêmico de Farmácia Adolpho Ramires em sua Gestão 2008/2009 iniciou suas atividades em abril de 2008 com a Campanha da Dengue, seguida da Campanha 5 de Maio no dia nacional da luta dos estudantes de farmácia, abordando o tema do Uso Racional de Medicamentos, que efetivou-se no Complexo Hospitalar Universitário da UFRN, tendo grande repercussão na mídia local e contando com grande participação dos alunos da graduação.

Divulgação e facilitação de transporte gratuito para eventos científicos, palestras informativas para os “calouros” sobre pesquisa, ensino e extensão, campanhas sociais, festas tradicionais, Trote Cidadão, Farmacopão por semestre (com inclusão de novas modalidades), VER-SUS, representantes no ENEF-GO, aproximação do acadêmico com o Centro e reativação do Jornal, são algumas das atividades realizadas até agora por esta gestão. Mas o trabalho não pára, segundo o calendário previsto para o mês de Setembro, teremos ainda Assembléia Geral com todos os alunos para discussão da nossa estrutura curricular assim como da formação dos estágios obrigatórios, palestra com a presidente do SINFAR, dentre outras atividades previstas ainda para esse ano. Todas com objetivo de despertar nos alunos do nosso curso o interesse pela formação política! Aguardem!

Frutos farmacêuticos


Por Karlo Angelo (Ceará)


No centro de referência estadual de AIDS (Creaids), em Salvador, pacientes com HIV/Aids são atendidos não só pelos médicos do programa, mas co0mo também por farmacêuticos Especializados que, em consultas individuais, fornecem orientações sobre o uso de medicamentos e as possibilidades de reações adversas e resistência ao vírus. Num trabalho apresentado em um Congresso da comunidade dos países de língua portuguesa, os especialistas do centro mostraram que a estratégia aumentou a adesão ao tratamento. Segundo um dos farmacêuticos autores do trabalho, “a cada encontro conversamos com os pacientes sobre o tratamento e somos os primeiros a quem o paciente procura quando suspeita de algum problema com os medicamentos”. Dessa forma o farmacêutico assume a responsabilidade de garantir uma farmacoterapia apropriadamente indicada, efetiva, segura e conveniente.

O estudo foi realizado co dois grupos de pacientes: um acompanhado por profissionais da assistência farmacêutica e outro sem a intervenção dessa prática. Como resultado, 80% dos pacientes do primeiro grupo retiravam medicamentos regularmente na unidade, demonstrando adesão ao tratamento, contra 13,3% do segundo grupo.


NASF – Farmacêutico na Atenção Básica


Por Karlo Angelo (Ceará)



O núcleo de apoio a saúde da família (Nasf) reúne profissionais de diversas áreas no atendimento a população. Esses núcleos integram o Mais Saúde, que é um plano estratégico de saúde que contém ações para a ampliação da assistência e qualificação do SUS até 2011.

O Nasf é uma iniciativa que vai ampliar o número de profissionais vinculados ás equipes da saúde da família (SF). Esse núcleo reunirá os mais diversos profissionais da área da saúde e a boa notícia é que o farmacêutico está oficialmente incluído neste programa juntamente com acupunturistas, homeopatas, professores de educação física, dentre outros. Esses profissionais atuarão em parceria e em conjunto com as equipes da saúde da família, ampliando a abrangência das ações da atenção básica, complementando o trabalho das equipes do PSF.

Você sabe o que é o MEF?

Por Gabriel Azevedo

O Movimento Estudantil de Farmácia (MEF) tem o papel de organizar os estudantes na construção de uma nova sociedade com a sua cara, criativa e com força mobilizadora! A partir dos Centros Acadêmicos e atendendo a realidade de cada instituição. Mas você sabe como surgiu o MEF? A resposta pode ser encontrada em todos os cantos. Na quantidade de jovens que têm acesso à universidade no Brasil, nas condições precárias de sala de aula, na falta de materiais de laboratório, na fila do Restaurante Universitário (RU). Isso quer dizer que um Movimento, uma Organização, nasce de uma necessidade objetiva de modificar algo. E há muito que ser modificado nesta sociedade! São as suas contradições fundamentais que trazem a necessidade de nos organizarmos nacionalmente, pois muitas vezes o combate local não é suficiente para alcançarmos os nossos objetivos. Em 1994 os estudantes de Farmácia de todo o Brasil envolvidos nas lutas farmacêuticas fundaram, oficialmente, a Executiva Nacional de Estudantes de Farmácia, ENEFAR, com o objetivo de articular os Diretórios Acadêmicos e Centros Acadêmicos, além de estimular os estudantes a organizarem Diretórios nas suas Escolas caso ainda não existam. Cada região do país também possui uma executiva, para fortalecer nossa integração, são as Executivas Regionais de Estudantes de Farmácia, EREFAR`s. Hoje, o MEF se unifica em torno de muitas bandeiras que dizem respeito à nossas áreas de atuação. Pelo direito de todos ao Ensino Superior Público Gratuito e de Qualidade, não só pelo ingresso, mas lutando pela permanência destes estudantes, ou seja, pelos direitos estudantis dentro das universidades bem como por democracia interna, hoje esquecida dentro das instituições. O Ensino Farmacêutico está na lista de nossas reivindicações, pela formação do profissional farmacêutico que o nosso povo necessita. A luta por condições de trabalho dignas aos trabalhadores da saúde, também é uma necessidade do MEF, o que passa por melhores salários e por jornadas menos exaustivas de trabalho; a defesa e avanço do Sistema Único de Saúde por ser a forma mais justa, democrática e igualitária no cuidado à saúde da nossa população e por possibilitar ao trabalhador farmacêutico o desempenho de suas funções, longe das pressões mercadológicas farmacêuticas. Para concretizar nossos projetos de universidade, de trabalho e de sociedade temos nossos espaços de debates e de construção. Os Conselhos Nacionais (CONEF) reúnem os centros acadêmicos para definirmos nossas políticas e desenvolver nossas atividades, assim também são os Conselhos Regionais (COREF).





Todos os anos, realizamos o Encontro Nacional de Estudantes de Farmácia (ENEF) que é o maior espaço de participação estudantil na nossa área. Algumas Executivas Regionais também organizam seus Encontros (EREF´s), muito importantes para potencialzar a mobilização dos Centros Acadêmicos, que por sua vez, podem contar com a ajuda das Executivas para realizar semanas acadêmicas que tratem das lutas do MEF. Você está convidado a ser sujeito desta história, participando do seu Centro Acadêmico e ajudando a construir um MEF democrático e de luta para transformar.


Espaço do Estudante


Por Carla Michelle – 5º Período



Coragem pela atitude

Atitude pela força

Força pela luta

Luta pela causa

Ideologia

Com a ciência das idéias

Sempre com os direitos no topo da lista

Por nós o que é nosso

O que é nosso é por todos

Somos o centro acadêmico das conquistas!

Desenvolvimento das faculdades físicas,

Morais e intelectuais do ser humano

A educação é quem move os planos do avanço

Então,

Aqui é a representação de honra

Em corpo e alma estudantil

Eleita seleta em responsabilidade

Dela nunca houve quem não ouviu

A voz da nossa vontade

Salvas as nossas idéias

Sempre com o direito no topo da lista

Por nós o que somos

O que somos é por todos

Somos o centro acadêmico das conquistas!




Integrantes do CAFAR



Diego (Mourão) – 2º Periodo

Elyson Diego – 3º Periodo

Wilton Ricardo – 3º Periodo

Éverton Alencar– 4º Periodo

Gabriel Azevedo – 4º Periodo

Andreza Rochelle – 5º Periodo

Adriana Hans – 5º Período

Verônica Azevêdo– 5º Periodo

Flauberto Nascimento – 6º Periodo

Luciane de Lira – 6º Periodo

Alceu Fonseca – 7º Periodo

Carlos Dantas – 8º Periodo

Jenny Ladyson – 8º Periodo

Karlo Ângelo – 9º Periodo


E você!!!


Bem Vindos!

Sejam bem vindos a mais um veículo de informação do Centro Acadêmico de Farmácia Adolfo Ramires.

Aqui você vai poder se atualizar, criticar, elogiar e interagir com o CAFAR da UFRN... afinal de contas o CA é dos acadêmicos..

Fique alerta às novidades e não deixe de nos visitar!
Aproveitem à vontade...