domingo, 12 de setembro de 2010

Tem vacina contra HPV, mas preço é bem salgado

O HPV é o principal causador de câncer do colo do útero. O vírus está presente em mais de 90% dos casos da doença no mundo. O HPV é facilmente prevenido com o uso de preservativos e o papanicolau, que detecta células pré-cancerígenas.

Existe também a vacina contra o vírus, mas que ainda tem alto custo no Brasil. As clínicas maringaenses comercializam dois tipos da vacina, cuja dose varia entre R$ 280 e R$ 400. São necessárias três doses da vacina.

"Ela protege contra o câncer do colo do útero, é muito eficaz e pode ser aplicada a partir dos 10 anos", explica a enfermeira Leydiane Aline Belizer Miranda. "As mulheres deveriam tomar a vacina contra o HPV. Apesar de muito cara, vale a pena", incentiva o genicologista João Batista Ruggeri.

Além do HPV, são fatores de risco ao câncer ginecológico o tabagismo, o início precoce da vida sexual e o variado número de parceiros. A doença não tem sintomas no ínicio, mas em estágio avançado a mulher apresenta sangramento vaginal, corrimento e dor.

Pesquisas mostram que 55% das pacientes com câncer do colo do útero conseguem conviver com a doença por cinco anos, em média. O desenvolvimento do câncer é lento, ocorre no período de 10 a 20 anos e a faixa etária de maior incidência é entre 20 a 29 anos.

Bem Vindos!

Sejam bem vindos a mais um veículo de informação do Centro Acadêmico de Farmácia Adolfo Ramires.

Aqui você vai poder se atualizar, criticar, elogiar e interagir com o CAFAR da UFRN... afinal de contas o CA é dos acadêmicos..

Fique alerta às novidades e não deixe de nos visitar!
Aproveitem à vontade...