segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O que é científico? - Rubem Alves


As diversas maneiras de enxergar a realidade formam as nossas percepções. Nós, seres humanos, temos a capacidade de observar e nos relacionar com todos os objetos existentes em nosso “mundo”. Mas o que, de fato, é está realidade e estes objetos em nossa volta? No que eles podem nos ajudar?

No livro de Rubem Alves, propõe-se uma deliciosa brincadeira com a linguagem e as percepções do que, efetivamente, é científico. O autor passa ao leitor, de maneira agradável, várias informações sobre aquilo que seria, ou não, científico. O que podemos observar no texto é que ao pesquisar o mensurável, o quantitativo, a ciência é excelente, e que seu estudo refere-se apenas ao objeto. Vemos ainda que o que se diz não ser científico, não é, de fato, irreal, mas algo que foge dos desígnios científicos.

E o propósito de determinar o que é ou não científico vai contra a própria natureza do pensamento científico, pois a motivação de um cientista em provar e desvendar algo não é mensurável e nem “transformável” em números pelos seus estudos. O científico existe de fato, e o não científico também, cabe a nós entender que o que não é científico deve ser encarado como algo que simplesmente não está em foco, hoje, desses gênios que um dia perceberão que nem tudo o que não é peixe é irreal.


Nenhum comentário:

Bem Vindos!

Sejam bem vindos a mais um veículo de informação do Centro Acadêmico de Farmácia Adolfo Ramires.

Aqui você vai poder se atualizar, criticar, elogiar e interagir com o CAFAR da UFRN... afinal de contas o CA é dos acadêmicos..

Fique alerta às novidades e não deixe de nos visitar!
Aproveitem à vontade...