quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

5ª Edição da Farmacopéia Brasileira

Foi lançado, pelo site do Conselho Regional de Farmária do Rio Grande do Norte, a mais nova edição da Farmacopéia Brasileira.

Você deve ta perguntando: "O que é isso?". Ela é o Código Oficial Farmacêutico do País, onde se estabelecem, dentre outras coisas, os requisitos mínimos de qualidade para fármacos, insumos, drogas vegetais, medicamentos e produtos para a saúde.

É elaborada em parceria com universidades credenciadas e homologada pela Comissão da Farmacopéia Brasileira (CFB), uma comissão oficial nomeada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Portanto, a Farmacopéia Brasileira é uma entidade que faz parte da ANVISA.

De um modo geral, a função de uma farmacopéia é estabelecer os requisitos de qualidade que os medicamentos, fármacos, drogas vegetais, insumos e produtos para saúde devem obrigatoriamente obedecer.
 
As farmacopéias se dedicam também a outras atividades, tais como: produção e certificação de substâncias químicas de referência SQR) e padrões, elaboração de formulários nacionais, apoio e incentivo à formação e aperfeiçoamento de recursos humanos na área de controle de qualidade, apoio à pesquisa científica e tecnológica, aprovação e publicação das Denominações Comuns Brasileiras (DCB), etc..


Clique na imagem acima para ter acesso ao site que possibilite o download desta edição.

Nenhum comentário:

Bem Vindos!

Sejam bem vindos a mais um veículo de informação do Centro Acadêmico de Farmácia Adolfo Ramires.

Aqui você vai poder se atualizar, criticar, elogiar e interagir com o CAFAR da UFRN... afinal de contas o CA é dos acadêmicos..

Fique alerta às novidades e não deixe de nos visitar!
Aproveitem à vontade...