terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Ar condicionado pode trazer riscos à saúde

Com o verão o uso de ar-condicionado aumenta em todo país. Se por um lado o ambiente fresco proporcionado por esse aparelho seja agradável, por outro pode causar danos à saúde. Ao resfriar o ambiente, o aparelho de ar-condicionado retira a umidade presente no ar, tornando-o seco. Com isso, partes do pulmão ficam ressecadas.

É o que afirma o Dr. Ricardo Milinavicius, diretor da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT). “A mucosa nasal é revestida por cílios vibrantes, responsáveis por expulsar bactérias, fungos e vírus que adentram em nosso organismo pelo ar que respiramos. Como há o ressecamento da região, a chance de se contrair infecções aumenta”.

Outro fator preocupante é em relação à higienização dos aparelhos. É necessário que o filtro seja trocado periodicamente, uma vez que esse não consegue reter todas as impurezas existentes, que se acumulam nos ductos e fazem com que a circulação de ar prejudique a saúde de quem está exposto ao aparelho.

Pessoas que sofrem de doenças como bronquite, asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) são mais suscetíveis aos riscos da exposição prolongada ao ar-condicionado, podendo desenvolver sinusite, amidalite e até mesmo pneumonia.

Para se prevenir o ideal é evitar ambientes fechados com aglomerado de pessoas, evitar longos períodos em locais com ar-condicionado, ingerir muito líquido e umidificar bem as vias aéreas nasais com soro fisiológico.

Fonte: Acontece Comunicação.

Nenhum comentário:

Bem Vindos!

Sejam bem vindos a mais um veículo de informação do Centro Acadêmico de Farmácia Adolfo Ramires.

Aqui você vai poder se atualizar, criticar, elogiar e interagir com o CAFAR da UFRN... afinal de contas o CA é dos acadêmicos..

Fique alerta às novidades e não deixe de nos visitar!
Aproveitem à vontade...